top of page
  • Foto do escritorPaulo Sergio / Grupo Star Fit

MUAY THAI: EQUIPAMENTOS CRIANDO HISTÓRIA E REGRAS NAS ACADEMIAS

Atualizado: 9 de set. de 2020




Os equipamentos de lutas devem estar ajustados às regras do esporte (ao menos é o que se espera) ; no entanto, quando existem muitas regras diferentes na mesma modalidade, ditadas por diferentes academias, agremiações, associações ou federações, o mercado e a indústria fabricante de equipamentos desportivos também se diversifica, numa tentativa de atender ao maior número possível de clientes do setor. Esse fenômeno se projeta, por exemplo também nos ringues de luta. Havendo muitas diferentes regras ditadas por diferentes organizações desportivas, deixa de existir no mercado o padrão desejado e unificado. A descentralização da liderança gera diferenciais até mesmo nos produtos e equipamentos de prática coletiva e individual.

No Brasil, falando-se de uma modalidade específica, por exemplo, existem diversas confederações nacionais de muay thai; isso ocorre com várias outras modalidades esportivas de lutas, tais como o karatê, o boxe, o jiu-jitsu e muitas outras. Por sua vez, isso ocorre menos nas modalidades olímpicas; porém o muay thai nã

o é esporte olímpico. Diante disso, não existe uma regra universal para os ringues de muay thai.

Entretanto, uma estrutura de ringue, independe da regra construtiva indicada por uma determinada entidade, deve ser resistente, seguro, e suportar principalmente, a tensão elevada das cordas sem deformar os postes de apoio; Por sua vez, tais postes contam com uma estrutura de base que possibilite estabilidade em vibrações e ótimo travamento do conjunto. Com isso, percebemos que, independente de dimensões geométricas de plataformas reguladas pelas federações, o projeto estrutural do ringue envolve responsabilidades e expertise construtiva dos fabricantes, a fim de se evitar acidentes por rupturas e deformações abruptas das peças, ou ainda abalos que prejudiquem a performance dos atletas e usuários.

Logo, o amadorismo na construção de ringues, independente de se estar atendendo a requisitos de qualquer gestor esportivo, deve zelar por critérios construtivos bem elaborados, dimensionados e que possibilitem segurança, rendimento desportivo e melhor performance dos atletas em suas práticas.

bottom of page
11290065449